sábado, 24 de abril de 2021

PLANOS DE AULA

 

Seguem abaixo três planos de aula para inspirar professores e estagiários: 

Plano de Aula Nº: 03

Data:

Link: https://youtu.be/YwRElsNScsE

Objetivo: coordenação

Conteúdo: ginástica

Metodologia:

 1. Lançar a bolinha para o alto com as duas mãos e recuperá-la com ambas. Jogar novamente e recuperar com a mão direita, com a mão esquerda e, alternadamente, jogar com a direita e recuperar com a esquerda e vice-versa.

2. Repetir os lançamentos, incluindo os membros inferiores. De pernas afastadas, realizar o movimento de transferência de peso do corpo de uma perna para a outra. Neste movimento, realizar os mesmos lançamentos na postura estática.

3. Lançar a bolinha para o alto com as duas mãos e bater uma palma. Após o domínio deste lançamento, aumentar para duas palmas, três, quatro até o máximo de palmas que conseguir. Assim que os alunos dominarem esta sequência, solicite uma variação deste desafio: realizar os lançamentos com as palmas, marchando, primeiramente no lugar e, depois, com deslocamentos para frente e para trás.

4. Realizar movimentos circulares com os braços, iniciando com a bolinha na mão direita. Executar uma abdução dos ombros, levando os braços para o alto da cabeça. Pegar a bolinha com a mão esquerda e levá-la para baixo, entregando para a mão direita. Após 3 a 4 movimentos circulares, a troca da bolinha embaixo deverá ser nas costas, permitindo abertura de peitorais.

5. Ainda trabalhando mobilidade e alongamento de cadeia posterior, realizar uma flexão de tronco. Com as pernas afastadas, desenhar o número 8 dentro e fora das pernas, trocando a bolinha de mão sempre que estiver entre as pernas. Ao final de 4 a 6 repetições, descer o tronco na máxima amplitude, tentando tocar a bolinha, que estará segura por ambas as mãos, no chão.

6. Para finalizar, realizar elevação de joelhos alternada, lançando a bolinha por baixo da perna que está elevada e pegando com a mão oposta. O desafio será lançar a bolinha cada vez mais alto.

Tempo: 5 minutos

Recursos Uma bolinha de tênis, de meia ou similar.

Avaliação Será avaliada a compreensão e execução das atividades propostas.

 

Plano de Aula Nº: 06

Data:

Link: https://youtu.be/dxGAHzfctXg

Objetivo: coordenação e criatividade

Conteúdo: Momento musical

Metodologia:

Escolha uma sequência de pelo menos cinco músicas e tente não parar de dançar enquanto elas tocam. Esta é uma forma bem divertida de se movimentar e ainda relaxar, escutando as músicas de que você mais gosta. Também vale cantar, se você quiser. E se tiver companhia, melhor ainda!

Tempo: 5 a 10 minutos

Recursos: música

Avaliação: Será avaliada a compreensão e execução das atividades propostas.

 

Plano de Aula Nº: 08

Data:

Link: https://youtu.be/b3j3i8N9w7E

Objetivo: movimento e criatividade

Conteúdo: brincadeira

Metodologia:

 Deitar no chão e colocar um calçado sob um dos pés no alto e girar o corpo sem derrubar.

Tempo: até conseguir

Recursos: tênis ou tapetinho

Avaliação Será avaliada a compreensão e execução das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENSINO HÍBRIDO

  Ensino Híbrido Desde o ano passado, 2020, a educação, bem como vários setores, passaram por uma transformação para não parar e seguir o fl...