sexta-feira, 26 de março de 2021

Relatório Residência Pedagógica Módulo I

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UCS VISÃO DE UMA ACADÊMICA RESIDENTE 


TÍTULO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA

PEDAGÓGICA UCS 

Resumo: 

Minha participação no Programa Residência Pedagógica UCS(PRPU)está sendo de grande aprendizado, pois cada reunião, cada leitura, cada planejamento, sempre em cada momento, acrescento algo de bom na minha vida tanto acadêmica quanto profissional. Durante a primeira fase do PRPU, realizamos um estudo e um trabalho sobre a BNCC, sugerimos atividades conforme cada especificação da BNCC, realizamos encontros, reuniões e aulas virtuais devido ao distanciamento social que a pandemia de Covid-19 causou. Essa oportunidade que o PRPU está proporcionando aos residentes é de extrema importância, pois insere o acadêmico no meio em que irá trabalhar e proporciona a vivência, a prática para que quando esse profissional seja encaminhado para a sala de aula, esteja preparado bem como teoricamente e praticamente falando. 

Palavras-chave

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - UCS; PLANEJAMENTO; APRENDIZADO 

Introdução


Devido ao fato de eu ser bacharel em Educação Física e não possuir experiência no âmbito escolar, mas estar cursando Licenciatura em Educação Física, decidi participar do Programa Residência Pedagógica (PRP) para me inserir nesse ambiente e aprender um pouco mais sobre as rotinas e sobre os planejamentos e aplicação de aulas. Conhecer sobre o cotidiano das escolas, professores e alunos, se faz necessário ao longo de um curso de licenciatura para contribuir para uma formação acadêmica de qualidade. Mas tudo isto foi um pouco diferente neste período. 

Em função da pandemia de Covid-19, que exigiu o distanciamento social, as aulas não foram presenciais o que impediu a vivência do dia a dia na escola. Da mesma forma, as atividades da Residência Pedagógica também tiveram que acontecer de forma remota. O fato de participarmos de reuniões, fazer apontamentos, planejamentos, discutirmos sobre algo de extrema importância, no caso as aulas para os estudantes da escola ao qual estamos ligados pela PRPU,isso já nos abre a visão do que nos espera quando nos formarmos em licenciatura ejá nos coloca um passo à frente, pois teremos algumas vivências que nos fortalecerão para atuarmos como professores eficientes. 

Contudo, foi desta forma que realizamos neste primeiro módulo um importante estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o qual nos possibilitou conhecer o que está sendo proposto aos estudantes dos ensinos fundamental e médio, além de organizarmos de maneira orientada uma proposta prática com a possibilidade de aplicá-la e ter a experiência desta nova maneira dedar aula através do ensino remoto. 

Desenvolvimento 

A pandemia Covid-19 transformou o mundo e junto com essa transformação a educação não ficou de fora, essa fase nos ensinou como a educação pode ser feita de diversas maneiras, vindo de encontro a BNCC ao qual sugere diversidade de conteúdos. 

“A Educação Física enquanto componente curricular da Educação básica deve assumir então uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em  benefício da qualidade da vida “(BETTI; ZULIANI, 2002) 

Na verdade, o planejamento das aulas não foi totalmente modificado, já que o planejamento continua focado no plano de estudo da escola, baseado nas recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mas a metodologia e a aplicação de forma síncrona ou remota, fez com que os professores reinventarem o seu modo de dar aula. Passamos a elaborar vídeos para repassar as aulas aos alunos, que pelo que percebi evolui muitos dos primeiros para os últimos, a experiência de vivenciar essa fase na educação também contribuiu para a postura profissional dos professores. 

Diante deste fato, cito Faria e Diniz-Pereira (2019), que relatam a importância da residência pedagógica e até comparam com a residência médica, enfatizando a necessidade de se realizar tal programa, pois qualifica o futuro profissional para atender as necessidades dos alunos, sob o respaldo de professores que vivem se atualizando e contribuem para a formação acadêmica de qualidade.

Esta nova forma de fazer a educação foi experiência da na universidade como aluna e deu sequência na Residência Pedagógica no qual o trabalho foi totalmente remoto. Começou com uma reunião virtual, onde cada aluno se apresentou e conhecemos os professores engajados nesse programa. Conhecemos também o projeto e qual seria nossa missão diante dele. 

Assim, iniciamos um estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC),onde, divididos em grupos, pudemos especificar esse estudo, e meu grupo ficou responsável pela parte da BNCC destinada aos estudantes do ensino médio. Também nos dividimos em pequenos grupos para explorar melhor a BNCC e trabalhar com pequenas metas para depois reuni-las em um belo trabalho de equipe. Após leitura e compreensão das competências específicas da BNCC, cada aluno residente do programa teve que sugerir atividades que contemplassem as competências específicas. Na sequência, construímos um quadro com algumas dessas atividades e também junto a essa situação, foi criado um blog ao qual tivemos a oportunidade de aprender sobre os bastidores dessa ferramenta para posteriormente nos utilizarmos dela para ampliar e divulgar nossos aprendizados. Ao longo deste período, foram feitas algumas reuniões onde se discutiu o andamento das atividades propostas, desde a leitura da BNCC até as sugestões de atividades, sempre acompanhadas e amparadas pela professora preceptora nos auxiliando, orientando e sanando as dúvidas. 

A professora ao qual meu grupo tinha como preceptora, foi sempre muito prestativa e mesmo com todas as suas atribuições e vida particular, nunca se negou a nos responder mesmo sendo final de semana ou feriado. Tais reuniões eram feitas com o grande grupo da residência pedagógica eoutras reuniões eram feitas apenas com o nosso grupo do I.E.E. Cristóvão de Mendoza, ao qual ficou responsável pela parte da BNCC do ensino médio. Para os encontros do grupo sempre era feita uma pesquisa para ver qual o melhor horário para que todos os residentes pudessem participar. Mas devido ao fato de a maioria trabalhar e estudar, houveram reuniões em que alguns residentes não puderam participar, mas ficavam a par dos assuntos discutidos por meio da ata que era repassada após o fim das reuniões. 

Sempre houve um cuidado por parte dos professores para que todos os alunos tirassem o máximo de proveito dessa oportunidade que o projeto proporciona e desse ponto de vista os professores se empenharam muito e se algum acadêmico residente tiver alguma queixa, é porque não sabe dar valor quando tem por perto professores que incentivam e fornecem o material necessário para o seu crescimento profissional. 

Todo trabalho realizado e a importância deste programa ficam evidenciados em Silva e Cruz (2018) que defendem e destacam a importância de um programa de residência pedagógica ao qual prepara o professor a enfrentar os problemas reais da educação e sob um olhar diferente de um professor de estágio, o professo rpreceptor permite que o acadêmico vista a camisa literalmente e se sinta professor desde o momento de planejar aulas seguindo as orientações da BNCC e até o momento de aplicar e avaliar tanto alunos como o processo realizado. 

Em relação à BNCC, Neira e Júnior (2016) destacam a importância da BNCC,suas perspectivas e o que os professores podem atingir utilizando esse instrumento como base para elaboração de planos de aula. Planos de aula que podem promover aulas bastante produtivas, com muita aprendizagem e vivências importantes na vida escolar. 

Os primeiros passos para implantar aulas que se baseiam pela BNCC não serão tão fáceis, mas com dedicação, leitura e pesquisa será de grande aproveitamento tanto para professores quanto para estudantes. Pois diminuirá as diferenças de níveis escolares básicos, garantindo aos alunos com menor poder aquisitivo vivenciar experiências jamais imaginadas e não apenas viver o mundo da bola, pois a Educação Física é muito ampla e possibilita um leque grande de opções de trabalho, tanto escolar, quanto profissional.

Martineli, Magalhães, Mileski e Almeida (2016) destacam que as orientações referente à Educação Física na BNCC vem de encontro com as necessidades atuais dos alunos, visando uma igualdade de valores e princípios para o crescimento de cidadãos com diversas aptidões. 


Conclusão 


Por ser o primeiro módulo da PRPU, ainda tem alguns itens que deverão ser melhorados para que o programa fique perfeito, mas se tratando de várias pessoas com diferentes estilos de vida, até que não dá pra reclamar do trabalho que foi feito,mas senti que o meu grupo estava meio disperso em alguns momentos. Talvez deveríamos ter feito mais reuniões com o pequeno grupo para alinhar situações que não estariam sendo bem destrinchadas. 

Essa primeira parte da residência pedagógica foi muito boa, nos proporcionou maturidade para aprender a administrar nosso tempo e entregar as atividades solicitadas, percebi a preocupação com o aprendizado dos alunos com a leitura da BNCC, ao qual demonstra ser útil se seguidos os passos e orientações sugeridos.Também se mostra bem diversificada, pelo menos no que se diz respeito à Educação Física o que possibilita uma diversidade de assuntos a serem abordados em aula, ao qual não fica uma mesmice e os alunos aprendem para a vida e não apenas voltado ao esporte ao qual sabemos que nem todos os alunos possuem aptidão para vivenciá-los e os possibilita novas experiências. 

Estou ansiosa para a próxima etapa do PRPU, pois como aprendizado voltado para a licenciatura, consigo melhorar como pessoa e como profissional ao qual alguns aprendizados consigo transferir para o meu trabalho de professora de pilates, de treino funcional e dança. 

E penso que aprender nunca é demais, até mesmo os professores que estão conosco nesse programa, ele precisam se manter atualizados, em constante crescimento e isso nos mostra na prática que mesmo depois de graduados, não podemos deixar os estudos de lado, pois é essa busca pelo saber que irá nos destacar e nos tornar profissionais competentes para exercer o cargo de maior importância na vidas dos alunos: o cargo de Professor.

Referências:

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:UMA PROPOSTA DE DIRETRIZES PEDAGÓGICAS. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, p. 73-81, jan. 2002. Mensal.Disponível em: https://cienciadotreinamento.com.br/wp-ontent/uploads/2020/06/EDUCA%C3%87%C3%83O-F%C3%8DSICA ESCOLAR-UMA-PROPOSTA-DE-DIRETRIZES PEDAG%C3%93 GICAS.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021. FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência Pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, [S.L.], v.28, n. 68, p. 333-356, 20 maio 2019. Revista de EducacaoPublica.http://dx.doi.org/10.29286/rep.v28i68.8393. Disponível em:https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8393. Acesso em: 11 mar. 2021. 

MARTINELI, Telma Adriana Pacifico; MAGALHÃES, Carlos Henrique; MILESKI, Keros Gustavo; ALMEIDA, Eliane Maria de. A Educação Física na BNCC: concepções e fundamentos políticosepedagógicos. Motrivivência, [S.L.], v. 28, n. 48, p. 76-95, 21set. 2016.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p76. Disponível em:https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175- 8042.2016v28n48p76. Acesso em: 11 mar. 2021. 

NEIRA, Marcos Garcia; SOUZA JÚNIOR, Marcílio. A EducaçãoFísicanaBNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Motrivivência, [S.L.], v. 28,

n. 48, p. 188-206, 21 set. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p188. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p188. Acesso em: 11 mar. 2021.

     SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro da; CRUZ, Shirleide Pereira. Aresidência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia eresistências. Momento - Diálogos em Educação, [S.L.], v. 27, n. 2, p.227-247, 17 ago. 2018. Lepidus Tecnologia. http://dx.doi.org/10.14295/momento.v27i2.8062. Disponível em:https://www.seer.furg.br/momento/article/view/8062. Acesso em: 11mar.2021.


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